Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Tem início Assembleia dos Bispos em Aparecida.
11/04/2018 21:48 em Novidades

 

 

 

Começa a 56ª Assembleia Geral da CNBB

São mais de 300 os bispos de todo o país que nesta Assembléia Geral estudarão a atual situação dos seminários e darão diretrizes para a formação de novos padres.
 

 

Teve início na manhã desta quarta-feira no Santuário Nacional de Aparecida a 56ª Assembleia Geral da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O dia começou com a celebração Eucarística na “Casa da Mãe” presidida pelo presidente da CNBB, o arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha. Depois da celebração os trabalhos tiveram início no Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida. O tema central do encontro que se concuirá no próximo dia 20 de abril é: Diretrizes para a formação dos presbíteros na Igreja no Brasil.

São mais de 300 os bispos de todo o país que nesta Assembléia Geral estudarão a atual situação dos seminários e darão diretrizes para a formação de novos padres.

Entre os documentos que devem nortear as reflexões está a Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis. A instrução foi publicada no dia 8 de dezembro de 2016, atualizando as orientações de 1985. O texto explicita às Igrejas locais como realizar a formação dos futuros presbíteros e a necessidade de formação permanente.

Os bispos deverão votar contribuições que passarão a integrar um texto base. As contribuições serão enviadas ao Vaticano serão analisadas. Só então, o texto se tornará um documento da CNBB que orientará a formação de novos presbíteros no Brasil.

Ainda durante os trabalhos haverá a eleição dos delegados e suplentes para a XV Assembleia Gerall Oridnária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

Circunscrições eclesiásticas

 

No Brasil há 277 circunscrições eclesiásticas: 44 arquidioceses ou sedes metropolitanas, 216 dioceses, nove prelazias territoriais, uma arquieparquia de rito oriental, três eparquias orientais, um ordinariato militar, um exarcado, um ordinariato para fieis de rito oriental sem ordinário próprio, uma Administração Apostólica pessoal. A organização na Igreja Católica do Brasil acontece através da rede de 11.700 paróquias e 50.159 centros de atendimento pastoral.

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!